28 de mai. de 2009

Aquilo por que vivi

Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.
Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para a vida humana, foi isso que – afinal – encontrei.
Com paixão igual, busquei conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.
Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.
Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vive-la, se me fosse dada tal oportunidade.

3 patinhos:

Anônimo disse...

Realmente extraordinarios este texto e suas,
tão bem colocadas, palavras! Indentifiquei-me
muito com o que li... e, embora saiba, que meus
anseios acabam por se tornar devaneios e, após um retorno para a realidade, compreendo que trata-se
de dois mundos paralelos: o meu e o real.
E, ainda sim, a vida eh digna de ser vivida
e jamais deve ser ignorada em seu percurso...
Viver, agir e sentir...eis a grande saída.

Parabens pelo blog e pelas palavras!

Visite meu blog quando possivel!

Beijos!

Unknown disse...

legal seu blog xD~
adorei sua estrutura textual
..
mto bom meeeeeeeesmo..

parabens pelo blog.
primeira vez aki
espero voltar mais vezes.sucesso.
abraço e bom fds.
humor, imprestação de desserviço e diver.são coisas que devemos ter como seguimento ideológico.
sendo assim, seja bem vind no:

www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

Anônimo disse...

Que texto lindo, vc escreve tudo bem ^^

bjs

Postar um comentário